top of page
Buscar

Mitos e Verdades sobre o Método Pilates

  • Foto do escritor: Rodrigo Moreira
    Rodrigo Moreira
  • 24 de fev.
  • 3 min de leitura

Por Cintia Miranda - Fisioterapeuta


O Método Pilates, chamado antigamente de Contrologia (controle total entre corpo, mente e espírito) provocou no Brasil e em todo mundo uma grande popularidade, tudo isso devido a uma série de estudos e pesquisas científicas que mostra os seus benefícios para a saúde mental, espiritual e física.

Apesar do Pilates estar bem difundido, existem muitas dúvidas entre os praticantes e os que querem praticar o Método, com isso separamos algumas das perguntas mais frequentes de uma atividade física que foi criada na década de 20, porém tão inovadora e atual.

 

1.   Pilates emagrece?

VERDADE. O Pilates como qualquer atividade física, tem gasto energético e neste caso o gasto está em torno de 200 a 500 calorias, dependendo da intensidade das aulas, dos exercícios escolhidos e do desempenho do aluno. É importante salientar ao praticante a importância de associar o treino de Pilates a uma dieta realizada por um profissional especializado, para um melhor resultado e alcançar seus objetivos de perda de peso.

 

2.   Pilates melhora a Postura?

 VERDADE. O tempo todo na aula de Pilates temos o objetivo de alcançar o alinhamento postural correto, através do alongamento axial, que é a sensação de ser puxado por um fiozinho no topo da cabeça, mantendo as curvaturas da coluna normais além do alinhamento de todas as articulações e acionamento da musculatura do abdômen, respeitando sempre a biomecânica de cada aluno.

 

3.   Consigo perder a barriga?

 VERDADE. Através da expiração forçada (solta o ar com os lábios semiabertos) ativa-se o músculo transverso abdômen que tem como ação diminuir a circunferência abdominal além da estabilização lombar, além de ficar mais sequinha no abdômen mantém a coluna mais forte e saudável 

 

 

4.   O Método Pilates só utiliza a bola?

MITO. Joseph Pilates o criador do método, criou diversos equipamentos como o Universal Reformer, Cadillac, Barril, Cadeira, além de alguns acessórios. A bola é apenas um dos vários acessórios que utilizamos na aula para uma maior diversidade e desafio juntamente com os aparelhos.

 

5.   O Pilates demora para ter resultado?

 MITO. O Ideal para um melhor resultado é praticar pelo menos de 2 a 3 x na semana. Uma das primeiras coisas que o aluno sente nas aulas iniciais e a consciência corporal (perceber o seu corpo no espaço) além da respiração que alivia stress e melhorara humor. Joseph tem uma frase que está no seu livro que ele mesmo escreveu..."com 10 sessões você percebe a diferença , com 20 os outros percebem e com 30 seu corpo é outro"...

 

6.   Crianças podem fazer Pilates?

 VERDADE. A partir dos 4 anos a criança já pode iniciar a atividade no solo, sem utilizar os equipamentos e dos 8 em diante, já pode desfrutar dos aparelhos. Essa divisão é feita por segurança. As aulas de pilates para esse público tão especial são mais lúdicas e ajudam a melhorar a concentração e a capacidade de relaxamento, além de promoverem noites muito bem dormidas.

 

7.   Gestantes não podem fazer Pilates?

MITO. O Pilates tem inúmeros benefícios para as gestantes, no pré parto trabalhamos o fortalecimento do assoalho pélvico, aumento da consciência corporal, relaxamento através da respiração, fortalecimento de braços e pernas, mobilidade da coluna e alongamento do corpo como um todo, ajudando a diminuir as dores e melhorando da circulação. E no pós-parto o Pilates vai ajudar a gestante a realizar as atividades diárias com o bebê, tendo mais disposição e melhora da postura, além da volta do corpo e fortalecimento dos músculos abdominais. É importante sempre ter a liberação médica. Nossa dica é iniciar o pilates antes de engravidar para obter um melhor resultado e incorporar o método no seu dia a dia.  

 

Se você quer saber mais sobre Mitos e Verdades do Método Pilates, nos envie sua pergunta que teremos o maior prazer em responder.

 
 
 

Comments


© 2025 Körper Studio Pilates - Todos os direitos reservados.

bottom of page